Clique para ir até o vídeo.


FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

Fonte pontual - Neste vídeo vamos utilizamos simulações computacionais para ilustrar o conceito e o comportamento de uma fonte pontual.

Difração por fenda única - Neste vídeo vamos utilizar simulações computacionais para ilustrar o comportamento de uma onda quando ela atravessa uma fenda em um anteparo, produzindo mínimos e máximos de interferência.

Interferência por fenda dupla - Neste vídeo vamos utilizar simulações computacionais para ilustrar o experimento de Young, em que a luz que atravessa um anteparo com dois furos interage formando um padrão de franjas claras e escuras em um anteparo de visualização.

Interfaces - Neste vídeo vamos utilizar simulações computacionais para ilustrar o comportamento de uma onda quando incide perpendicularmente a uma interface. Podemos visualizar claramente a mudança no comprimento de onda e na velocidade de propagação da onda.

Refração e Reflexão - Neste vídeo vamos utilizar simulações computacionais para ilustrar o fenômeno da refração e reflexão de uma onda quando interage com uma interface entre dois meios. A simulação mostra a mudança no ângulo de propagação da onda quando ela se propaga em um novo meio. Este ângulo pode ser obtido a partir do ângulo de incidência utilizando a Lei de Snell.

Reflexão Interna Total - Neste vídeo vamos utilizar simulações computacionais para ilustrar o fenômeno da reflexão interna total de uma onda que interage com uma interface entre dois meios.


ASSINE O CANAL NO YOUTUBE